sexta-feira, 15 de março de 2013

Sabores ancestrais


 











Às vezes, nos meus passeios pelo passado, vêm-me à memória os sabores da minha infância.
Sabores únicos e que me deliciaram o palato apurado que sempre tive.
A geração de hoje, nem imagina do que falo.
Os hambúrgueres, as pizas, as batatas fritas de pacote e tantas outras coisas de que muita gente se alimenta são lixo, comparados com aqueles alimentos de então.
Eram alimentos puros, cultivados sem artefactos.
A maior parte deles apanhados na hora.
Cozinhados em panela de ferro, ao lume e sem pressas.
Eu tive a sorte de ver a minha mãe cozinhá-los.
Tive a sorte de aprender com ela os temperos e os paladares.
Ainda hoje não abdico de cozinhar alguns tal qual aprendi.
São bons, mas aqueles sabores mesmo, não estão lá.
Falta-lhes o lume de lenha.
Falta-lhes a qualidade e a pureza da terra.
Falta-lhes provavelmente a paciência para os cozinhar devagar.
Falta-lhes a qualidade dos ingredientes e aquela água sem aditivos.
Falta-lhes…aquele tempo de então.
Nada mais é igual no mundo de hoje.
Para o bem e para o mal, tudo mudou.
Os sabores são outros, os hábitos também e a vida está a milhas daquela.

Fiquemo-nos com as recordações que ainda guardamos na memória.

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário