sábado, 21 de fevereiro de 2015

O gesto

 



Sim, hoje apeteceu-me falar do gesto, aquele que dizem que é tudo!
O que nos faz sorrir, que nos deixa felizes e que nos transmite afecto!
Ou aquele que nos magoa, que nos desilude e que nos marca pela negativa.
O que deixa marcas profundas, invisíveis e que se fazem sentir em nós de formas menos desejáveis!
Contudo, um gesto é uma atitude rápida! E como pode mudar tudo assim, sem nada o fazer prever!
Para melhor ou para pior!
Num mundo menos materialista, mais solidário e sensível até poderia não haver esse gesto que magoa!
As amizades seriam  cultivadas, a inveja, os rancores e o despeito desapareceriam e dariam lugar a afectos e a atitudes mais dignas, o que tornaria as pessoas mais tolerantes e menos preconceituosas.
Onde os braços se estendessem mais em direcção ao outro para o abraçar nas horas menos boas da vida, em vez de o apontar!...
 Onde a palavra não ferisse, apenas envolvesse!
Onde não houvesse acanhamento em dizer ao outro: «Eu também gosto de ti!»
Onde o pensamento se ocupasse mais em ajudar do que a julgar!
Sei que o que aqui fica é uma utopia!
Também sei que isso não me impede de eu o desejar!...
Tudo isto veio a propósito, porque hoje fui surpreendida com algo agradável que não esperava: uma simples brincadeira com a minha foto na capa de um livro - um gesto que achei muito bonito!
Esse gesto é que despoletou toda esta reflexão!

Abraço.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário