sábado, 23 de novembro de 2013

O ribeiro da minha rua



Gosto de ter memórias.
Gosto de constatar que tive um ontem que me deu imenso.
Desde alegrias a vivências cheias de conteúdo afectivo e até às aprendizagens em directo.
Tudo isso tem preenchido e completado a pessoa que sou.
De vez em quando, recordo lugares e factos que me foram tão familiares!
Que me deixaram na memória cheiros, sons, e saberes tão enriquecedores e tão inesquecíveis.
Hoje, como já me tem acontecido tantas vezes, lembrei-me do ribeiro da minha rua.
Aquele ribeiro corria quase todo o ano.
Uma água cristalina, que marulhava suavemente e escorria terras abaixo ao encontro de outros que encontrasse pelo caminho.
Era muito útil aquele ribeiro.
Fizeram de parte dele uma pequena represa onde foi lavada a roupa de muitas famílias.
Sem máquinas de lavar, era naquela água corrente que se lavava e era num espaço envolvente que se branqueava a roupa, que chegava muitas vezes marcada pelo trabalho duro do campo.    
Dava gosto olhar e cheirar aquelas peças.
Qual lixívia, quais detergentes!
As mãos, a água, o sabão em barra (azul e branco ou cor-de-rosa e branco) – e o sol eram o milagre!...
 E o convívio?
Digno do filme «A aldeia da Roupa Branca».
De línguas afiadas todo o tema servia para nem sequer se darem conta da pesada tarefa.
E as cantigas? Havia sempre uma que as berrava (a cantar, bem alto).
De joelhos, a roupa levava voltas quase intermináveis.
Só quando estava da cor do sol, é que repousava finalmente no fundo dum cesto ou alguidar, de regresso a casa.
O ribeiro da minha rua.
Quantas loucuras, quantas gargalhadas, quantos segredos, tu guardaste.
Era o teatro, eram as tertúlias, eram as conversas de escárnio e maldizer da época passada.
O ribeiro da minha aldeia, no seu eterno marulhar.
Poético, aquele som.

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário