domingo, 13 de abril de 2014

Pregões




Tenho agora o privilégio de poder tomar o pequeno-almoço sentada à mesa com toda a calma, aliás, coisa a que todos deveriam ter direito. Quando trabalhava, não tinha essa hipótese…
Hoje, ao pequeno-almoço, fui surpreendida pelo som estridente da gaita de um amolador.
Engraçado! Por isto é que eu gosto de viver num meio rural!
 Assim não perco as tradições que são mais ou menos comuns a esses meios.
Numa fracção de segundos, voltei ao meu antes. O amolador!
Hoje, lembrei-me logo do seu homónimo que, de tempos a tempos, visitava a minha aldeia e que era sempre muito esperado por alguns, com problemas que só por si não conseguiriam resolver.
Os seus serviços eram específicos e dirigidos.
Pois bem, hoje com esta gaita, lembrei-me do amola-tesouras - que não se ficava por aí: fazia outras tarefas que mencionava no pregão engraçado que gritava!
Logo ao entrar na aldeia fazia-se ouvir com a gaita especial que usava e rezava/cantava assim:
-«Afiiiiiiiiiiam-se facas, amolam-se tesouras, compõem-se as varetas aos guarda- chuvas e não se enleia o arami»!...
Achei sempre muita piada a este pregão e guardei-o comigo.
Assim como outros.
Este, por exemplo:
«Há trapos, ferro velho, sebo ou lentecão pr’a vinderi»!....
Também era disto que viviam as aldeias tradicionais, enquanto corria o tempo vagaroso, saboreado e sem «stress».


Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário