sexta-feira, 8 de abril de 2011

A comunicação hoje














Hoje em dia, a comunicação é praticamente só virtual.
Comecei por receber mal esta forma de contacto.
Acho uma forma de comunicar impessoal e sem a força dos afectos.
Parece-me sempre algo frio e distante.
Neste momento ainda não me conformo.
Penso que nada vale mais do que uma boa conversa assim, olhos nos olhos.
Poder ver a cara, as reacções, e as expressões daqueles que nos ouvem e que ouvimos.
Poder, inclusive, tocar, se sentirmos necessidade.
Ver as expressões de tristeza, de felicidade ou revolta.
Ver a coragem que às vezes é precisa para dizer o que custa mas que é preciso dizer.
Há pessoas que se servem desses meios para esconder o rosto.
Para fazerem e para dizerem as maiores maldades.
Aquilo para que lhes falta coragem de dizer ao outro, e que assim escondidos dizem com o maior à-vontade e despudor.
Para mim isso é fraqueza.
Que valentões, convencem-se mesmo de que são fortes.
Pobres fracos!
É nessas alturas que apetecia mandar às malvas toda esta tecnologia.
Sei que as novas tecnologias são indispensáveis e necessárias neste modelo de mundo actual.
Já nada pode funcionar sem elas.
Mas pelo menos que não se abandonem por completo os contactos pessoais.
São relações muito mais afectivas e verdadeiras.
Esta é a minha forma de ver este aspecto da vida moderna.
Não é desfasamento, é apenas consciência da necessidade de contactos mais humanizados.

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário