segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fugas




Pedaço de mim - Chico Buarque e Zizi Possi - YouTube


www.youtube.com/watch?v=JIFWpMzwUnc
 
Chico e Zizi cantam "Pedaço de mim"

Clicar para ouvir 



Há sempre um dia, em que temos necessidade de nos refugiar da vida buliciosa dos meios agitados.
Agora, com a chegada da primavera, apetece sair de casa e contactar com o exterior.
Aqui, sentada ao meu computador, divaguei naturalmente.
Fui levada até um local da minha infância onde fui muito feliz.
Uma felicidade genuína que só se experimenta com o espírito limpo e transparente da infância.
Esse local foi para mim muito especial e nunca esquecerei os momentos quase edílicos que me proporcionou.

Foi na minha aldeia, na varanda do quintal da minha avó Maria Isabel.

Era uma varanda virada a poente, onde o sol permanecia até se pôr.
Para mim, um sítio de sonho.
Pelo silêncio, privacidade e felicidade que ali vivi.
E pelos afectos.
Tantos e tão saborosos.

- «Então filha, porque não vieste ontem?»

Aquela era amizade verdadeira e do coração!
Foram também esses momentos, esses contactos, esses afectos, os responsáveis pelo meu equilíbrio e pela a minha alegria de viver.
As recordações mantêm-se vivas e as saudades perdurarão até ao fim.
Daquela varanda onde, para além dos afectos, se ouvia o silêncio, tinha-se também o privilégio de observar o campo no seu estado puro.
E a torre.
A torre da igreja, que entrava quase pela varanda dentro.
Dela partia o som das badaladas que se propagava a toda a aldeia.
Fortes e impositivas.
Via-se, muito de perto, o ninho das cegonhas.
Voltavam sempre na primavera.
Um casal feliz, organizado e trabalhador.
Dava gosto observar a azáfama na preparação do «berço» para os filhotes que haviam de nascer.
Em dias mais quentes, o estio quase tinha «som».
Digno de National Geograiphc.

Foram também momentos assim que me deram equilíbrio e uma alegria contagiante.
Que estruturaram toda a minha personalidade e forma de ser.

A quietude, a paz, o equilíbrio e os afectos – tudo essencial para o crescimento saudável de alguém.

Aquela varanda foi para mim um local de convívio, de contemplação e de troca de ternuras, que marcou positivamente a minha vida.

Aquela varanda tem pedaços de mim.
Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário