terça-feira, 9 de abril de 2013

Rapazes pequenos


 

Aqui na zona de Sesimbra há, como noutras zonas, um linguajar próprio.
O sotaque e o vocabulário têm-me enriquecido e até proporcionado momentos divertidos.
Quando cá cheguei, não foi à primeira que percebi as mensagens que fui ouvindo.
Tive que fazer o exercício de como o povo costuma dizer, tirar umas pelas outras.
Só depois de algum esforço me entrosei e consegui acompanhar as conversas, fazendo sempre para mim, a tradução.
O vocabulário difere muito do da Beira, e então do de Lisboa, onde vivi trinta e tal anos, nem se fala!...

Por exemplo:
Ao entrar em minha casa, alguém olhou admirada e disse.
«Olha, que engraçado! Parece uma casa de rapazes pequenos!...»
Logo, logo, não atingi. Só depois com a conversa, percebi que aquilo era um elogio, a pessoa quis dizer que a casa estava leve e até parecia que era de jovens!...
Também usam esta expressão, em sentido pejorativo.
«Olha, parecem rapazes pequenos!...».
Isto para dizerem que, apesar de adultos, certas pessoas têm mentalidade de gente pequena e com falta de bom senso.

Lembrei-me de falar disto que até parecerá que não tem grande interesse, para mostrar o apreço que esta gente tem pelos nossos governantes.
Referem-se a eles, como um bando de rapazes pequenos.

Tal é a conta que têm por eles!
É o Povo a falar.

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário