segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Mês de Janeiro















Lembro-me que, aqui há muitos anos, o mês de Janeiro era considerado o mais frio do ano.
Nem Dezembro, o mês do Natal, o suplantava.
Era em Janeiro que as chuvas, os ventos gelados e a neve nos visitavam com maior probabilidade.
Era durante esse mês que as intempéries nos obrigavam a fazer uma vida mais retirada e caseira.
As noites ainda grandes eram passadas, sempre que era possível, junto da família à lareira.
Lá fora, a chuva fustigava as vidraças com bátegas fortes.
O vento assobiava e às vezes ameaçava arrancar telhados e paredes mais frágeis.
Eu aninhava-me mais ainda no meu banco junto de minha mãe, que me acolhia, protectora.

As conversas aconteciam naturalmente.
Às vezes em surdina.
Não fosse o temporal enfurecer-se mais ainda.
As estórias eram uma forma de passar o tempo e às vezes disfarçar o medo.
A lareira era inspiradora.
Eu, sempre atenta, absorvia as palavras e os gestos.
Aconteceu algumas vezes ir para a cama a olhar para todo o lado, pois os conteúdos nem sempre eram muito tranquilos.
Histórias de ladrões e outros temas similares não faltavam.
Acontecia também, ao outro dia de manhã e quando eu ainda dormia um sono reparador, a minha mãe chamar, ao mesmo tempo que dava a notícia tão aguardada:
«Está a nevar! Depressa, vem ver»!
Como que com medo de que a neve fugisse sem ser vista.
Tenho saudades desse espectáculo magnífico - algo parecido com o da foto.
Ainda hoje tenho na minha memória a beleza de uma aldeia coberta de neve.
Vão muito longe esses invernos rigorosos e às vezes perturbadores.
É por isso que não consigo vislumbrar este mês de Janeiro, que se apresenta como se de Primavera se tratasse.
Não fosse o frio nocturno, e diria que estávamos em Abril ou Maio.
Como os tempos mudaram!
Até no tempo.

Resta aguardar e ver se o ditado antigo ainda tem razão de ser:
«Janeiro quente traz o diabo no ventre»

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário